terça-feira, outubro 24, 2006


Lenda

Contam os populares, que em 1182, (ano da formação de Portugal)

“Um pastor de nome Nicolau Botas, protegia uma figura de grande devoção de Nossa Senhora, devido aos Mouros que por ali andavam, escondeu perto das nascentes, algures a referida imagem, mas perde-lhe a localização. Desesperado perante o perigo de revolta popular que o julga ladrão, ajoelha-se e fervorosamente pede a Nossa Senhora que: «..por misericórdia…» lhe revele o local onde ele escondeu a dita imagem de devoção. Sobre um resplendor de luz, junto aos sobreiros que ladeiam as nascentes de água do local, Nossa Senhora indica-lhe o local exacto salvando-lhe assim a vida. Na pedra ficaram gravadas as marcas da sua presença.”
De facto é que no local onde se encontra as peugadas, a crença popular leva a que as pessoas retirem água das nascentes, passem sobre a pedra com os dois “pezinhos” e depois a esfreguem na parte do corpo que se encontra doente. Certo, é que existem testemunhas que provam que a parte do corpo doente foi melhorada rapidamente.

1 comentário:

clesia e andreia disse...

ola
eu sou a andreia
gostaria desde ja dar os parabens a tudo o que colocaram neste blog! eu sou de moita dos ferreiros! adorei ver o rancho foclorico da mesericordia! muito obrigada! agora eu gostava que voçes me manda-sem o site do rancho foclorico!
muito obrigada
e continuem assim!
axim k tiverem novidades do site do rancho por favor enviem-me para este endereço: andreias94@gmail.com